Projeto de Lei de Guilherme Uchôa Júnior garante direitos a alunos com Transtorno de Déficit de Atenção
Caso seja aprovado na Casa de Joaquim Nabuco, o Projeto de Lei vai obrigar as escolas da rede de ensino público e privada a disponibilizar em suas salas de aula assentos na primeira fila para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção(TDA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) e dislexia.
Para tanto, os pais ou responsáveis deverão apresentar às escolas laudo médico atestado por especialistas na área de psiquiatra ou neurologia.
A Associação Brasileira da Déficit de Atenção(ABDA) define as doenças como transtornos neurobiológicos, de causas genéticas, que aparecem na infância e frequentemente acompanham o indivíduo por toda a vida.
De acordo com a ABDA, caracterizam-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Trata-se de um quadro psicopatológico complexo que afeta todo o desenvolvimento psicoemocional, cognitivo e social.
Para o parlamentar, sentar o aluno com esse tipo de transtorno distante da porta ou da janela da sala de aula, bem como orientando a família sobre como lidar com a situação, faz toda a diferença. “Quanto mais perto do professor, melhor ainda”, argumenta Uchoa.
Estudos realizados por profissionais de educação mostram que alunos com esse perfil apresentam desempenho inferior ao esperado para a sua faixa de escolaridade.
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