Após novo decreto em Pernambuco, confira quais as flexibilizações a partir desta segunda-feira(2)

Pernambuco entra em uma nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19 a partir desta segunda-feira (2). Com isso, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e similares poderão fechar as portas ainda mais tarde, à meia-noite. Quem também ganha um novo horário são as atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais.

O decreto que oficializou as novas normas foi publicado na sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

As colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Além disso, cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir desta semana.

Comportamento preventivo

Na semana passada, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, aproveitou para pedir mais conscientização da sociedade, neste momento de flexibilizações das atividades econômicas, e respeito dos frequentadores aos protocolos de saúde.

“Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os
números da pandemia podem voltar a piorar”, afirmou a secretária-executiva, reforçando que, apesar das medidas de flexibilização, os cuidados devem ser mantidos.

O secretário de Saúde, André Longo, complementou o aviso sobre a necessidade de a sociedade não deixar de lado um comportamento preventivo.

“Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. Esses indicadores são frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível”, disse.

 

Fonte:PE NEWS

Publicar comentário