Uma nova medicina ocupacional para um novo mercado de trabalho

O mercado de trabalho no Brasil mudou nos últimos anos e junto com ele, a medicina ocupacional e o acompanhamento da saúde do trabalhador. Esqueça a visão de saúde de trabalho como simples realizações de exames admissional e demissional. A legislação brasileira exige uma série de normas a serem cumpridas pelas empresas, possuam elas atividades de risco ou não.

A legislação exige atualização e novas tecnologias e é nesse campo que a JBM Ocupacional vem atuando, desde 2019, oferecendo soluções práticas e acessíveis às empresas, desde a realização de exames e atestados ocupacionais a elaboração de programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de Gerenciamento de Riscos.

“A JBM ocupacional nasceu de um sonho de transformar o mercado de medicina do trabalho, trazendo muita inovação e novas formas de atendimento ao cliente. Atuamos nos setores que abrangem a Medicina e Engenharia do Trabalho, focados na prevenção de doenças ocupacionais, melhoria do ambiente de trabalho, trazendo ganhos exponenciais tanto para o empregado quanto para o empresário”, explica Lucas Melo, sócio-fundador da JBM Ocupacional.

Desde de janeiro de 2022, com a mudança das Normas Regulamentadoras (NRs) da CLT, passou a ser exigido das empresas o registro de uma série de informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no eSocial, sistema eletrônico do Governo Federal que integra informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, incluindo saúde e segurança do trabalho. E, desde janeiro deste ano, o descumprimento da prestação dessas informações, como o registro inadequado de empregados e o não fornecimento de informações corretas e completas, sobretudo no que se refere à saúde e segurança no ambiente de trabalho, pode levar à aplicação de penalidades administrativas e financeiras.

“Todas as empresas, inclusive as entidades sem fins lucrativos e empregadores pessoa física (exceto doméstico) optantes pelo SIMPLES precisam prestar informações de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) por meio do eSocial. Mas para além da legislação e da possibilidade de penalidades, é preciso ter em mente que investir em Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho é trazer otimização de trabalho, melhora do clima no ambiente laboral, assim como aumento da produtividade e redução dos afastamentos por acidentes e doenças ocupacionais. Nunca é demais lembrar que, segundo a OIT, o Brasil é o 4° país com mais registros de acidentes de trabalho no mundo”, destaca Lucas Melo.

A JBM Ocupacional está presente em setores, atendendo clínicas, padarias, restaurantes, supermercados, escolas, clubes. Entre os clientes estão empresas como Grupo Ser Educacional, Cabanga Iate Club, Grupo NOVA, BRAVI Distribuidora, 1121 Forneria, EMECINCO Contabilidade, UNION Contadores, GRUPO EA, Unidade de Olhos do Recife, entre outros.

Publicar comentário